O que é síncope?
A síncope também é conhecida como desmaio. É uma perda de consciência e tônus motor abrupta e de curta duração. Geralmente, é causada por uma queda repentina no fluxo sanguíneo ou pela falta de oxigênio no cérebro. É seguida por uma recuperação espontânea completa e geralmente rápida. A maioria das pessoas não precisa de um tratamento de acompanhamento. Porém, você precisa de tratamento para certas causas, como problemas cardíacos ou neurológicos. Também procure tratamento caso tenha sofrido uma lesão quando desmaiou, como uma lesão na cabeça.
 |
O coração bombeia sangue sem parar para o cérebro e para o resto do corpo. |
Compreendendo as alterações da frequência cardíaca e da pressão arterial
O cérebro e corpo precisam de um fluxo constante de sangue rico em oxigênio. Sua frequência cardíaca e pressão arterial mudam para manter o fluxo constante durante todas as atividades.
-
O coração emite sinais elétricos que se movem através dele nas vias. Esses sinais definem a frequência cardíaca. Eles também informam ao coração quando bombear o sangue.
-
Em resposta às necessidades do seu corpo, seu cérebro também pode desencadear alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial. Os sensores do corpo detectam a quantidade de fluxo sanguíneo que vai para o cérebro e outras partes do corpo. Se esses sensores detectarem fluxo sanguíneo baixo, sinalizam ao corpo para aumentar a quantidade de fluido nos vasos sanguíneos e aumentar a frequência cardíaca para fornecer mais circulação.
-
O sangue que sai do coração a cada contração fornece oxigênio e nutrientes à medida que flui para o cérebro.
Sinais de alerta
Geralmente, as síncopes acontecem de repente. Os sinais de alerta incluem:
Algumas pessoas também sentem náuseas ou suor. Mas você pode não ter nenhum sinal de alerta. Depois da síncope, você melhora rapidamente. Mas pode se sentir cansado. Não dirija se tiver sinais de alerta de que pode desmaiar.
É algo grave?
A síncope é um problema comum com muitas causas possíveis. Frequentemente, essas causas não são graves. Por exemplo, a síncope pode ser causada por ficar em pé por muito tempo ou sentar muito rápido. Em alguns casos, você pode nunca desmaiar de novo. Mas se tiver uma síncope com um problema cardíaco, pode ser um sinal de alerta de um problema mais sério. Por esse motivo, o médico pode solicitar vários exames para verificar a função e o ritmo cardíacos. Se você já teve síncope, converse com seu médico.
Em idosos, a síncope pode ser um sinal de que ocorreu um ataque cardíaco. Não demore para procurar um tratamento.
Mesmo que a causa da síncope não seja grave, existe o risco de lesões por queda ao perder a consciência. Quando possível, encontrar uma causa pode reduzir esse risco.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.